Catarata, Estrabismo, Notícias, Oftalmologia Pediátrica, Problemas de visão

Você sabe quais são as principais doenças dos olhos?

Você sabe quais são as principais doenças dos olhos?

Você sabe quais são as principais doenças dos olhos? Conheça e evite problemas!

Dr. Alfredo Tranjan lista patologias e explica sintomas e tratamentos no Portal R7.

São os olhos que nos apresentam as pessoas, as paisagens, as cores. Porém, quando o assunto é saúde, muitas vezes, eles são deixados de lado. O comum é as pessoas procurarem o oftalmologista apenas quando sentem algum problema, como não enxergar de perto ou de longe. Porém, se as visitas forem periódicas, é possível evitar problemas graves e até mesmo evitar a cegueira, segundo o oftalmologista e diretor da Tranjan Hospital de Olhos, Alfredo Tranjan. Com a ajuda do especialista, a reportagem do R7 listou as principais doenças dos olhos, seus sintomas e tratamento. Veja nas próximas fotos!

tranjan1

Estrabismo

Um dos problemas que pode ser detectado após o nascimento é o estrabismo. De acordo com Tranjan, este problema ocular é caracterizado pelos olhos tortos, ou para dentro ou para fora.

—O mais comum é o virado para dentro. Quando você encontra uma criança assim, a primeira coisa a fazer é levar no oftalmologista.

Segundo o especialista, há tratamento, e quando mais rapidamente detectado melhor. Ao perceber esta condição, deve-se levar ao oftalmologista para fazer o diagnóstico.

— O médico irá ver se esse estrabismo é causado por deficiência dos músculos que fazem a coordenação dos olhos para deixar o olho em paralelo. O médico irá estimular os olhos a ficarem na posição correta fazendo o tampão. As mães não gostam de fazer porque acham que é feio, mas precisa ser feito. Junto com isso, às vezes, é necessário passar por cirurgia. Não é comum. Vale destacar que olho torto não se cura sozinho e não acontece porque a pessoa tomou susto, tomou vento ou friagem. Isso são mitos.

tranjan2

Pupila branca

Se a pupila do bebê é branca é um sinal que há algo muito grave. Segundo o oftalmologista, isso poderá ser tumor ou catarata congênita.

— Se a criança tem pupila branca, deve-se levar imediatamente ao médico. Toda criança passa pelo exame reflexo vermelho quando nasce, mas o tumor, por exemplo, não aparece neste exame. Olho de cor ou assimetria diferente, leva ao médico. Normalmente são tumores.

Normalmente, no caso de tumor, fazer a retirada do olho inteiro. Tumor pode crescer e a criança poderá morrer. Dependendo do tipo do tumor.

tranjan3

Miopia, astigmatismo e hipermetropia 

Depois dos três anos de idade, a criança pode começar a ter dores de cabeça, dificuldade de copiar a lição da lousa, ela prefere sentar na primeira fileira. De acordo com Tranjan, é bem provável que ela tenha miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

— O míope não enxerga e é o mais comum na população. Já hipermetropia enxerga borrado longe e perto. Enxerga com nitidez, mas borrado. O astigmatismo enxerga tremido tanto longe, quanto perto.

tranjan4

Uma das soluções mais comuns é o uso dos óculos. Depois dos 12 ou 13 anos, se não gosta dos óculos, pode usar lente de contato para os três casos.

— Hoje também há as opções de lentes descartáveis, até lentes de uso diário, que são boas pela praticidade e higiene, para quem usa apenas eventualmente. Descartáveis tem proteção UV, a mesma proteção dos óculos. Ajuda a proteger do aparecimento precoce da catarata. Qualquer um pode usar, mas dependendo da profissão, não consegue usar, exemplo, pedreiro, cabeleireiro que usa produtos químicos fortes.

tranjan5

A partir dos 21 anos, se o grau esta estável por pelo menos um ano, é possível fazer a cirurgia corretiva a laser.

— A cirurgia é muito segura hoje em dia. A pessoa não fica cega, praticamente impossível, e nem desenvolve nenhum tipo de doença.

tranjan6

Catarata

A partir dos 40 anos de idade, a doença mais comum dos olhos é a catarata.

— O olho começa a sofrer um envelhecimento natural. A catarata, que é uma lente natural, chamada cristalino, começa a envelhecer. No caso do diabético, o risco á maior. A pessoa começa a ter uma visão borrada. A pessoa vê mais embaçado, as cores ficam mais amarelas e dificuldades de enxergar de perto e longe.

tranjan7

Tranjan afirma que a catarata é a “principal causa de catarata reversível do mundo”.

— Se opera e a pessoa volta a enxergar normalmente. Se não tratada, a pessoa fica cega. E apenas a cirurgia corrige. A recuperação é de 24h a 48 horas e a operação a pessoa volta à atividade normal dela na mesma semana. Não existe colírio, não existe tratamento, benzedeira, óculos mágicos…

 

fonte: Portal R7

 

 

Share Button

Deixe sua resposta

*